Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Cláusula em contrato de prestação de serviços firmado com plano de saúde que veda o Home Care (tratamento domiciliar) recomendado por médico é abusiva

Clusula em contrato de prestao de servios firmado com plano de sade que veda o Home Care tratamento domiciliarrecomendado por mdico abusiva

A terceira turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em julgamento de recurso especial interposto pela Amil Assistência Médica Internacional S. A, que alegou, em síntese, que o plano contratado pela paciente não tinha previsão de tratamento domiciliar, condenou a empresa ao pagamento de danos morais em favor da paciente.

Os julgadores reconheceram a ausência do tratamento domiciliar no rol de tratamentos obrigatórios a serem oferecidos pelos planos de saúde. Porém, nos casos em que a internação domiciliar é recomendada em substituição à internação hospitalar (como no caso da autora), esse direito não poderá ser negado automaticamente.

Segundo o Relator, Ministro Villas Bôas Cueva:

““Qualquer cláusula contratual ou ato da operadora de plano de saúde que importe em absoluta vedação da internação domiciliar como alternativa de substituição à internação hospitalar será abusivo, visto que se revela incompatível com a equidade e a boa-fé, colocando o usuário (consumidor) em situação de desvantagem exagerada”

No caso em comento, o médico da autora recomendou tratamento domiciliar tendo em vista a necessidade de acompanhamento constante, já que a paciente sofre de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, mal de Alzheimer e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Alguns detalhes também devem ser observados: além da indicação médica, é necessário que a residência do paciente tenha condições estruturais para o tratamento domiciliar.


Fonte: STJ

  • Publicações7
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clausula-em-contrato-de-prestacao-de-servicos-firmado-com-plano-de-saude-que-veda-o-home-care-tratamento-domiciliar-recomendado-por-medico-e-abusiva/233952792

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)